Barões da Pisadinha reflete sobre a jornada desde os palcos improvisados no interior da Bahia até os maiores festivais do país, e apresenta o álbum "Forró & Desmantelo". — confira a entrevista exclusiva ao Music On The Road.

Foto: Divulgação

Para celebrar o São João, uma das épocas mais aguardadas do ano, Os Barões da Pisadinha lançam seu novo projeto, "Forró & Desmantelo". A primeira amostra do trabalho é a faixa "Camila", um forró dançante que une a sonoridade do arrocha a uma letra dramática sobre traição, elementos que consagraram o duo em todo o Brasil. Gravado em Fortaleza, o projeto promete resgatar a essência da dupla com 12 faixas inéditas e 4 regravações.

Music On The Road — Olá, meninos! É um prazer falar com vocês. "Camila" mistura o forró com arrocha e uma letra sobre traição. É uma canção com uma temática bem dramática, mas ao mesmo tempo dançante. Por que vocês a escolheram como primeiro single do projeto? Tem alguma história por trás dela?

Barões da Pisadinha — Então... Ah, boa tarde, Victória. Então, a história é do compositor, né? Então, a música chegou pra gente na seleção de repertório que a gente estava fazendo em Fortaleza, né? Fomos agraciados com a música Camila, Que relata uma história ali de romance e uma pitada lá no fundo, uma dúvida do cara sobre a traição. Só que ele ainda tá meio assim, né? Então, assim, a música pra gente, ela chegou por meio dessa audição de músicas pro nosso DVD, E aí ela chegou pra gente. Foi um presente. E como você falou, foi bem feliz o que você falou. Da questão da mistura, né? Do que a gente conseguiu fazer, A gente conseguiu misturar tudo. E sempre a gente vai estar tentando se reinovar pros nossos fãs. A música foi lançada justamente ali no início, né? Já pro meiozinho, no início pro meio já do São João, justamente pra que nossos fãs não perdessem nenhum conteúdo. E é que a gente pudesse suprir todas as necessidades deles com questão de barões. E a gente vai estar sempre buscando reinventar, se reinovar. 

O novo projeto chega para embalar a extensa agenda de shows da dupla no período junino, que inclui passagens por festivais icônicos como o de Campina Grande e Caruaru. O título, "Forró & Desmantelo", sugere a energia que Rodrigo e Felipe Barão pretendem levar aos palcos.

Music On The Road  — O nome "Forró & Desmantelo" é bem sugestivo. Além da sonoridade, qual o significado por trás desse título?

Barões da Pisadinha — É como o Felipe fala, né? O forró é do forró. O desmantelo é que a gente vai pro forró, vamos pro desmantelo. Vamos beber, vamos se divertir, Bagunça, zoada, mistura. Tudo aquilo que é bom, né? Metaforicamente falando, de desmantelo, a gente tá se referindo a isso. A sair, se divertir, curtir, vários ritmos. E Barões é isso, né? Forró, desmantelo. A gente tenta misturar tudo.

Com uma agenda de shows movimentada, a influência das festas juninas, uma das tradições mais fortes do Nordeste, foi fundamental para a concepção do novo trabalho, que também conta com a gestão artística de Rod Bala, nome renomado na música nordestina.

Music On The Road  — Vocês estão com uma agenda junina impressionante. Como a energia e a tradição dessas festas influenciaram na criação de "Forró & Desmantelo"?

Barões da Pisadinha — Muito bom. Influencia bastante, né? Tipo, forró e desmantelo. A música foi lançada agora dia 12 de junho, eu acho que foi uma data muito top no mês do mês junino. E, como diz a história, lançou esse shotzinho maravilhoso, Camila, aqui no meio de São João e representou bastante. A gente tocou em Campina Grande sábado agora para mais de 30 mil pessoas, E quando o Rodrigo puxou o refrão, botou o pessoal para cantar, aquela multidão todinha abraçou a música. E é isso aí. O São João, para a gente, principalmente a gente que é nordestino, a nossa primeira vez em Campina Grande, foi uma realização de mais um sonho que eu acho que todo artista, não só do Nordeste, mas no meio nacional, tem esse desejo de tocar lá, mas a primeira vez foi muito emocionante. E com relação ao que você falou do forró e desmantelo no São João, é isso, cara. O título caiu bem na data que foi lançada.

Music On The Road  — Então, "Forró & Desmantelo" foi pensado para ser a trilha sonora do São João de 2025?

Barões da Pisadinha — Isso foi uma das partes e a gente como botou forró e desmantelo, a gente tem essa mistura de gênero. A gente toca a pisadinha do piseiro, toca o forró romântico, toca a música de fuleragem, toca a rocha, é uma vertente de ritmos que a gente quer mesclar, não quer ficar só tocando o gênero. E Barões é isso, é uma mistura.

A trajetória da dupla, que saiu de Heliópolis, no interior da Bahia, para uma indicação ao Grammy Latino e mais de 7 bilhões de streams, é marcada pela superação e pela gratidão ao público que os abraçou.

Music On The Road  — Olhando para a trajetória de vocês, desde Heliópolis até a indicação ao Grammy Latino e o status de um dos maiores nomes do forró, como se sentem com toda essa conquista?

Barões da Pisadinha — A gente tem com isso como aprendizagem primeiro, gratidão a Deus, porque a gente é de uma cidadezinha do interior, muito pequena, que a gente tocava em cima de um reboco de trator ali para 50 pessoas era o nosso palco. Tinha vezes que a gente estava tocando no bar, só tinha o garçom assistindo ao show. E para a gente, a gente tem muita emoção quando chega e sobe no palco desse tipo de campina grande, lotação máxima, mais de 30 mil pessoas ali, para nós somos uma realização muito grande. Tem vezes que a gente até pergunta, será que isso está acontecendo com a gente mesmo? Será que é real? E bate esse flash na cabeça. Mas a gente se sente muito feliz e grato por tudo isso, que a gente dá o maior sangue aqui por esse projeto. E como diz a história, agradecer sempre a Deus e esse público maravilhoso que acolheu a gente.

Com a promessa de resgatar a essência do início da carreira, o novo projeto é apenas o começo de uma nova fase, que trará ainda participações de Iguinho e Lulinha, Raí Saia Rodada e Marcynho Sensação.

Music On The Road  — O que o público pode esperar dessa nova fase de vocês?

Barões da Pisadinha — Pode esperar muito piseiro e muita música boa. Só foi lançada só uma, Camila, é uma música que o pessoal já abraçou, mas ainda tem 15 faixas para ser lançada, 11 músicas inéditas e 4 regravações. Tem muita coisa para lançar ainda

Music On The Road  — E tudo isso será lançado ainda em 2025, certo?

Barões da Pisadinha — Isso, tudo em 2025.

Music On The Road  — Que legal! Meninos, muito obrigada pelo tempo e pela conversa. Desejo muito sucesso nesse novo projeto!