Em um gesto que une o rigor intelectual à sensibilidade musical, a cantora e pesquisadora revela na Audio Rebel a estreia de seu álbum-tese sobre a identidade brasileira, em um show íntimo e aguardado no dia 4 de julho.

Créditos: Mariana Pêgas

Numa cena musical frequentemente movida por urgências efêmeras, projetos de longa maturação se destacam como faróis. É o caso de “Terras do Sem-Fim”, o álbum de estreia da cantora, compositora Naiara Martins. Mais do que uma coleção de canções, o trabalho se apresenta como um ensaio sonoro sobre as múltiplas texturas da identidade brasileira. O público terá a primeira oportunidade de imergir neste universo no próximo dia 4 de julho, quando a artista revela uma versão pocket do disco em um show de pré-lançamento na Audio Rebel, no Rio de Janeiro.

O álbum, com produção assinada por Daniel Cahon, é uma ambiciosa cartografia afetiva e rítmica do Brasil. A proposta conceitual navega com destreza por extremos que se complementam: da cosmopolita e harmônica sofisticação da bossa nova ao pulso telúrico da cabula, ritmo sagrado trazido pela diáspora africana e pilar da nossa fundação sonora. Essa convergência de mundos se materializa em um repertório selecionado com precisão cirúrgica, que une inéditas como a magnética “Mulher Malevich” (Naiara Martins, Yasmin Nigri e Daniel Cahon) a releituras que ressignificam clássicos, como “Preciso Aprender a Ser Só” (Marcos e Paulo Sérgio Valle) e o hino de afirmação “Negro Gato” (Getúlio Côrtes).

A complexidade do projeto reflete a jornada singular de sua idealizadora. Naiara Martins é uma voz que transita com rara fluidez entre a academia e o palco. Indicada ao Prêmio Jabuti de Filosofia em 2024 por um livro sobre José Saramago e Montaigne, ela empresta seu rigor de pesquisadora à sua paixão pela música. A gênese do álbum, iniciada em 2019 e atravessada pela pandemia e por uma imersão acadêmica em seu pós-doutorado, confere à estreia um peso de urgência e desejo acumulados.

“As músicas inéditas deste trabalho nunca foram tocadas em público, e as versões que fizemos também não”, confessa a artista. “Daí a vontade de fazer um pré-lançamento para apresentar logo o projeto às pessoas, sentir como bate”. Essa busca pela troca imediata com o público motivou o formato intimista do show, focado na potência da voz acompanhada por dois violões — a cargo de Pedro Braga (que também assina a direção musical) e João Pedro — e pela percussão precisa de Gabriel Policarpo, músico que no álbum imprime a força rítmica em arranjos como o de “Baticum de Bará”, canção do mestre Luiz Antônio Simas.

A apresentação na Audio Rebel, com produção de Carolina Bayma, não será apenas um show, mas um convite para testemunhar a materialização de uma tese. É a chance de vivenciar ao vivo a confluência entre pensamento crítico e emoção pura, na voz de uma artista que canta, compõe e pensa o Brasil em sua infinita e desafiadora complexidade.

SERVIÇO

PRÉ-LANÇAMENTO DO ÁLBUM "TERRAS DO SEM-FIM"

  • Artista: Naiara Martins
  • Data: 4 de julho (sexta-feira)
  • Horário: 20h
  • Local: Audio Rebel - Rua Visconde de Silva, 55 - Botafogo, Rio de Janeiro/RJ
  • Ingressos: Sympla